terça-feira, 24 de março de 2009

Hoje pela Manhã - Três Aforismos

Não vejo como conciliar espírito juvenil e planejamento. O que um tem de mais impetuoso, e por isso de certa ótica saudável, pois é a vida se arremessando à ela mesma e ao mundo, querendo estar e entender tudo o que a cerca, o outro tem de mais intimidador, pois é a presença anterior do futuro, a lembrança de que o gratuitismo e a vontade pura de poder nos desviará de uma ordem que é a nossa vida enquanto segurança. A geração 00 é o auge da segurança, o que também significa ser o auge dessa conciliação improvável, na qual o planejamento acaba por se sobrepor.

*

Um curso de graduação em Filosofia é um atentado contra ela mesma. Na obrigatoriedade de um estudo concentrado, ou o aluno consegue desprender-se de todos os conteúdos e os transforma em informação, em mera imagem para trazê-los para si, o que nada tem a ver com uma vontade de entendimento, ou ele tenta absorver tudo numa atitude engajada e se sufoca. Sobra então ou um estruturalista, apenas alguém que lida com fatos sem ativá-los, sem saber deles a coesão consigo e com o mundo, ou um fugitivo, alguém que teve no ambiente universitário a sensação de inserir-se e ganhar intimidade com o que há de filosófico, mas escapou antes que este mesmo ambiente lhe desse o oposto. A Filosofia precisa de tempo. Nunca nela pode haver um prazo de entendimento. Não que eu faça disso uma apologia ao que não é rigor, pois claro que também é necessário para a atitude filosófica uma disciplina e um esforço para além do desejo, mas uma defesa de um rigor que se defina naturalmente.

*

Nada parece mais infantil do que descrever uma tristeza sem fundamento algum, efeito de uma causa difícil. A mesma tristeza de quem ao chegar em casa tem almoço com quatro porções e uma cama para se deitar. A mesma de quem não perdeu ninguém próximo e tem até uma moça bonita para se aninhar quando a tarde é longa. A de quem possui fotos antigas e em nenhuma delas via um sinal do que não fosse transbordamento. E o triste, como toda criança, queria tentar explicar-se, mas ele ainda não aprendeu todas as palavras e o outro é sempre o adulto, o grande adulto.

3 comentários:

Amanda Oliveira disse...

Esse mundo é muito pequeno na internet! Beijo, Saulo!

Júlia Q. disse...

quatro porções... parece bem apetitoso seu almoço. Bom, são porções de quê?
e até uma moça bonita...
boa tarde

Ju disse...

Um registro do nosso breve passeio. Que emoção. hehe